DESPE E SIGA DE REGRESSO AOS PALCOS

DESPE E SIGA DE REGRESSO AOS PALCOS

A banda reúne-se para uma série de concertos exclusivos em 2023.

Os Despe e Siga de Luís Varatojo, Nuno Rafael, João Cardoso e Sérgio Nascimento reúnem-se para uma série de concertos exclusivos em 2023.
Em 1994 os Despe e Siga entram em estúdio para gravar o seu primeiro álbum. O disco reunia um  repertório de versões de canções dos Beach Boys, Pogues Madness, entre outros, com letras em português, que a banda tocava desde 91 em bares e clubs um pouco por todo o país. De destacar as primeiras apresentações no Até que Enfim, em Santos, as temporadas no BBB, na Caparica e a residência de seis meses no Marquês da Sé.
O disco foi muito bem recebido e, com a Festa a estalar em semanas académicas e discotecas de todo o país e Bué de Baldas a ser entoado em coro em frente à Assembleia da República, depressa chegou a prata.
Em 95 os Despe e Siga são nomeados  para “Banda do Ano” nos prémios do jornal Blitz e um ano depois gravam o segundo álbum. Neste segundo trabalho, intitulado Os Primos, o grupo aponta baterias à criação das primeiras canções originais – uma delas (Tou Bom) com letra de Sérgio Godinho – e dá corpo a um gang de fato e gravata que toca Ska e protagoniza um filme, realizado no verão de 96 por Pedro Cláudio. Os Primos contém ainda, entre outras canções, Família Virtual, o primeiro original da banda, e Sempre em Pé, uma versão de Monkey Man dos jamaicanos Toots and the Maytals. Em 1998 a banda grava o último álbum,  99.9, só com canções originais, numa mistura de pop/rock/ska refinada pela produção de Mário Barreiros, onde se destacaram os singles Lunamóvel, Rádio Ska Manual do Gelo.

Mais de duas décadas depois, a banda regressa aos palcos para uma pequena série de concertos exclusivos de um dos projectos musicais mais populares do pop-rock nacional.

O que disse a crítica sobre os Despe e Siga nos anos 90:

1994 – “Os Despe e Siga são, disso não tenham dúvidas, um dos mais bem conseguidos grupos  nacionais em apresentações ao vivo”  — BLITZ

1996 – “O ska balança nas entrelinhas (o dub até espreita em Rude Boy), toma o leme e sopra quentes  ventos pop, catitas para um verão de concertos e festas” — Diário de Notícias

1999 – “A banda continua a explorar o lado humorístico da vida que se regozija com prazeres alcoólicos  e gastronómicos, amores ensolarados, praias, palmeiras e muito ska” — Jornal Expresso