LEONOR BALDAQUE É A NOVA ARTISTA PRODUTORES ASSOCIADOS

LEONOR BALDAQUE É A NOVA ARTISTA PRODUTORES ASSOCIADOS

LEONOR BALDAQUE É A NOVA ARTISTA PRODUTORES ASSOCIADOS

Com edição prevista para Março de 2023, o primeiro disco de Leonor Baldaque é um diário poético da artista, dos seus sonhos, sentimentos e vivências, é uma declaração de amor à poesia e à vida. Este primeiro disco, composto por uma dezena de extraordinárias canções em Inglês, revelam uma lindíssima voz, servida pelo poder interpretativo da actriz, a dar vida a melodias que abraçam de forma perfeita os seus poemas. Neste primeiro disco construído como um diário, cabe parte do mundo de Leonor Baldaque, contado através do filtro da poesia. No álbum de estreia de Leonor Baldaque, na forma como interpreta as suas canções e como escreve os seus poemas, estão bem presentes as suas vivências enquanto actriz e escritora. A sua escrita de canções, ao mesmo tempo que dialoga com uma tradição, explora novas pistas.

Leonor Baldaque nasceu no Porto, instalou-se em Paris há mais de vinte anos, tendo também vivido em Itália, o que faz com que esse cariz europeu se reflicta na sua escrita.

Foi protagonista de vários filmes de Manoel de Oliveira, desde os seus 19 anos. Foi nomeada em 2003 uma das Shooting Stars europeias pela European Film Promotion e recebeu o prémio de Melhor Actriz da Fundação GDA pela participação em “A Religiosa Portuguesa”, do cineasta Eugène Green, em 2009. 

Como escritora, escreve em língua francesa, e publicou em Janeiro de 2012 na prestigiada editora Gallimard o seu romance de estreia Vita (La Vie Légère), na sua célebre coleção branca. Em 2020, a prestigiada e exclusiva editora Verdier, publicou o seu segundo romance Piero Solitude. A caminho, está a publicação do seu terceiro romance.

Em 2023, Leonor Baldaque apresentará a nova faceta, a de cantautora, de uma Artista plena, com uma carreira e uma vida nascida e mergulhada nas artes. O single de estreia chegará no início do próximo ano, com um videoclipe realizado pela própria Leonor Baldaque, transmitindo claramente a sua paixão pelo cinema.
As gravações do disco estão a decorrer no estúdio Arda Recorders, no Porto.