Os Club Makumba acabam de lançar o novo single “Malcolm X”, uma homenagem poderosa à figura de Malcolm X, ícone da luta anti-racista nos Estados Unidos e pelos direitos da população afroamericana. O novo single surge acompanhado por um vídeo realizado por Bruno Soares durante o concerto da banda no Teatro de Palha, em Aljezur, no passado mês de julho. O vídeo convida a uma experiência imersiva, na qual a sonoridade intensa e a carga política do tema se encontram com o ambiente único do espaço, criando uma performance autêntica e impactante.
O Teatro Palha, conhecido por acolher iniciativas artísticas inovadoras, é uma instalação temporária do projeto Lavrar o Mar, em Aljezur, que transforma fardos de palha de forma a criar uma grande estrutura ao ar livre, onde a natureza e a arte se encontram. Concebido pelo arquiteto Pedro Quintela, o teatro é inspirado nas ondulações naturais da planície do estuário, apresentando uma arquitetura orgânica e efémera que se integra harmoniosamente no ambiente.
Para a criação do vídeo ao vivo, os Club Makumba contaram com o apoio do “The Spotlight Prize”, uma iniciativa EUROPAVOX, co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Ao longo deste ano, os Club Makumba têm percorrido o país em digressão com “Sulitânia Beat”, o seu segundo longa-duração, editado em janeiro. “Malcolm X” representa assim mais uma etapa no trabalho contínuo da banda, focada em unir temas sociais urgentes com novas explorações sonoras, transportando o público para uma experiência de reflexão social e expressão musical, usando “a dança como acto de resistência”.