ANA LUA CAIANO FECHA 2025 COM UM PERCURSO MARCANTE: FESTIVAIS INTERNACIONAIS, PRÉMIOS, COLABORAÇÕES, UMA AGENDA TOTALMENTE PREENCHIDA E UM NOVO ÁLBUM A CAMINHO

ANA LUA CAIANO FECHA 2025 COM UM PERCURSO MARCANTE: FESTIVAIS INTERNACIONAIS, PRÉMIOS, COLABORAÇÕES, UMA AGENDA TOTALMENTE PREENCHIDA E UM NOVO ÁLBUM A CAMINHO

ANA LUA CAIANO FECHA 2025 COM UM PERCURSO MARCANTE: FESTIVAIS INTERNACIONAIS, PRÉMIOS, COLABORAÇÕES, UMA AGENDA TOTALMENTE PREENCHIDA E UM NOVO ÁLBUM A CAMINHO

O ano de 2025 assinala uma fase de consolidação e expansão para Ana Lua Caiano, destacada pelo reforço do seu percurso internacional, pelo reconhecimento crítico crescente e por uma agenda de concertos que a levou a alguns dos mais importantes palcos nacionais e europeus

Com mais de 60 concertos este ano, Ana Lua Caiano consolidou-se tanto no panorama nacional quanto no internacional, participando em festivais de peso e eventos de renome.

Digressão internacional:

Ao longo de 2025, Ana Lua Caiano realizou uma extensa digressão internacional, com concertos em Espanha (digressão a solo e por clubes em Sevilha, Madrid e Barcelona), França (Paris, Tourcoing, Nantes, Rennes e Carhaix), Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália Reino Unido (estreia ao vivo no país, com participação no festival “La Línea”, em Londres, marcando a sua entrada no mercado britânico).

Ainda no panorama internacional, foi convidada de Gilles Peterson para uma entrevista e atuação na Worldwide FM, em Londres, e integrou as listas internacionais dos melhores discos do El País e da Still ListeningESNS Chart for European Emerging Artists; e o 10.º lugar na World Music Europe Charts.
Participou com um guest mix no programa semanal da revista The Wire na Resonance FM e Resonance Extra em março e, mais recentemente, foi mencionada na edição de junho da revista MOJO com uma crítica e cotação de 4 estrelas ao seu último álbum Vou Ficar Neste Quadrado (2024):

“… traditional folk music, group harmonies and the underground sensibilities of 1970s Portugal with found sounds and unpredictable electronica – and just a pleasing hint of chaos. Despite the beats and stylistic jumps, however, some of it sounds almost medieval. The title translates as “I’ll Stay In This Square”, but square it ain’t.” – MOJO Magazine.

Presença em Portugal:

Em Portugal, Ana Lua Caiano integrou o cartaz de vários festivais de relevo, entre os quais:

  • Festival Tremor (São Miguel, Açores)

  • Coala Festival (Cascais)

  • Celebrações oficiais do Braga25 – Capital Portuguesa da Cultura (Braga)

  • Festival Músicas do Mundo (Sines)


Além disso, participou no ciclo Conta-me uma Canção”, ao lado da cantora e compositora Amélia Muge numa conversa-concerto que cruzou gerações e repertórios; lançou o visualizer do seu tema “Ando Em Círculos”; foi convidada para a iniciativa da NOS “Canta ao outro e não o mesmo”, onde interpretou “Manjericão” de Romeu Bairos.

 

Reconhecimento e crítica:

O trabalho de Ana Lua Caiano tem sido amplamente celebrado pelo público e pela crítica. O seu mais recente disco foi incluído em várias listas de Melhores Discos do Ano 2024, reforçando a sua posição como uma das vozes mais inovadoras da nova cena musical portuguesa. Entre os principais prémios recebidos este ano, destacam-se:

• FUTURAWARD 2025 para Melhor Artista a Solo

• Prémio PLAY da Crítica, atribuído por um painel de profissionais do setor musical

 

Novidades para 2026:

Ana Lua Caiano está de volta ao estúdio e encontra-se atualmente a trabalhar no seu novo álbum, um projeto que aprofunda a sua identidade artística e amplia o seu universo sonoro. O processo criativo já está em curso e promete revelar novas explorações rítmicas, texturais e conceptuais. A edição deste novo trabalho está prevista para 2026.

 

 
 
 
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com