Ana Lua Caiano, cantautora portuguesa que em março passado editou o seu primeiro álbum longa-duração “Vou Ficar Neste Quadrado”, continua a conquistar público dentro e fora de casa ao figurar em confirmações de festivais de música e em tops internacionais.
“Vou Ficar Neste Quadrado”, uma edição da alemã Glitterbeat, foi pela primeira vez destacado no World Music Charts Europe (WMCE) desde o seu lançamento, estreando-se na posição #1 a nível europeu. Segundo os especialistas, é o disco do momento da worldmusic na Europa.
O WMCE calcula uma vez por mês, os maiores lançamentos de worldmusic na Europa. Este top é feito por especialistas de rádio provenientes de 24 países europeus, que selecionam os seus 10 favoritos individuais de entre os lançamentos atuais de worldmusic das suas listas de reprodução.
Ana Lua Caiano tem suscitado assim cada vez mais a curiosidade não só em Portugal, mas também internacionalmente. Já no início de julho atua no RoskildeFestival na Dinamarca (um dos três maiores festivais de música pop na Europa, criado em 1971), mas antes ainda atua em França, Marseille (no Les Suds, on Air) e Corbeil-Essonnes (Festival des Guinguettes du monde). Em julho passa pelo La Mar de Músicas em Espanha (Cartagena), pelo Water and Sound na Alemanha (Augsburg) e em agosto pela Suíça (em Yverdon e no Les Garden Parties em Lausanne).
Até ao fim do ano a artista já tem datas confirmadas em festivais e concertos em Espanha (F SoNna, Caudal Fest, La Salvaje e Sala Sabadaba) e Noruega (Tromsø World Fest e Oslo World Fest), outras datas serão futuramente anunciadas para Portugal e o resto do mundo.
No entanto, no meio da azáfama internacional, Ana Lua Caiano continua também a apresentar “Vou Ficar Neste Quadrado” ao vivo em festivais em Portugal, com datas marcadas já esta semana no Primavera Sound Porto, mas passando até ao fim do verão em eventos como o WOOL, Festival Ponte de Lima, Bons Sons, Kalorama e a Festa do Avante.
Consulte as datas já anunciadas da digressão de Ana Lua Caiano: