“Países que ninguém invade” é o resultado da parceria entre os dois artistas, materializada após os caminhos de Catia Mazari Oliveira (A garota não) e Luca Argel se terem cruzado numa homenagem a Chico Buarque. Nas palavras d’A garota não: “Aconteceu que nos cruzámos num mesmo palco, onde se homenageava Chico Buarque. Enquanto aguardávamos a nossa vez de entrar, falávamos baixinho atrás do pano sobre a vida no geral e nada em particular. E vai daí disse para o Luca: vamo fazê uma música em conjunto, menino? Ele não pareceu entusiasmado, mas foi amável como sempre é. Não voltámos a tocar no assunto, até que alguns dias depois recebi um pequeno audio cantarolado. Era o início da nossa canção”.E o resto, está aqui: |
O tema representa “uma construção feita da matéria dos sonhos, das terras que estão por inventar e vivem dentro de nós. Onde os bens são universais, pertença de ninguém, mantidos e cuidados por todos, para todos. Onde a guerra acontece sem armas, sem lágrimas, sem morte, e os desentendimentos são tratados na palavra e na razão, não sem dor, mas para elevação coletiva.”
O vídeo conta com a Realização de Pedro Estêvão Semedo, Direção de Fotografia de Mário Guilherme e Raquel Moreira e Produção da Garagem.
2022 foi ano de digressão para A garota não com o longa-duração “2 de abril”, que esta semana conquistou o segundo lugar na tabela de “Melhores Álbuns Nacionais do Ano” para a Blitz/Jornal Expresso.