A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objectivo promover a criação, a investigação, a divulgação e a formação na área do Jazz.
Com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos desde 1999, cruza ambição internacional com responsabilidade local e cumpre o papel de uma Orquestra Nacional de Jazz sendo pioneira num território largamente inexplorado.
Com um repertório de todas as variantes estéticas e épocas do jazz, a OJM tem direcção artística de Pedro Guedes e registou em disco colaborações com Chris Cheek, Lee Konitz e Ohad Talmor, Kurt Rosenwinkel, Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Rebecca Martin e Larry Grenadier, Zé Eduardo, e Kiko Freitas e Gabi Guedes no projecto Músicas Brasileiras, Músicos Portugueses, com curadoria do musicólogo Zuza Homem de Mello.
Lançou os últimos discos com o seu selo editorial, o CARA, que disponibilizou também o site Uma Viagem Pelos Tempos Jazz que corre a história das big bands desde os primórdios até aos dias de hoje, um arquivo digital da extinta editora TOAP e um livro de Paulo Moura, sobre os 25 anos da big band, “Tocamos O Que Nos Apetece”.